Crédito ESO |
Betelgeuse é uma estrela supergigante que está a 642 anos-luz de distância da Terra, em 2019 quando a estrela tinha diminuído o seu brilho, a comunidade astronômica ficou bastante intrigada.
Uma equipe de astrônomos publicou novas imagens da superfície da estrela, tiradas usando o Very Large Telescope (VLT do European Southern Observatory), que mostram claramente como seu brilho mudou.
A superfície de Betelgeuse varia regularmente conforme as bolhas de gás se movem, os astrônomos concluíram que em algum momento antes da perda de brilho, a estrela expeliu uma enorme bolha de gás que se afastou. Quando parte da superfície resfriou logo depois, essa queda na temperatura foi suficiente para permitir que o gás se condensasse em um pó sólido.
O vídeo abaixo mostra uma visão de perto da superfície irregular de Betelgeuse
Explosão de supernova
Também foi especulado online que a diminuição do brilho de Betelgeuse poderia ser um sinal de sua morte iminente na forma de uma explosão de supernova. Um novo trabalho de pesquisa confirmou que o grande escurecimento de Betelgeuse não era um sinal precoce de que a estrela estava se dirigindo para seu destino dramático.
Foi então revelado que a misteriosa diminuição do brilho foi causada por um véu de poeira cobrindo a estrela, que foi o resultado de uma queda de temperatura na superfície estelar de Betelgeuse.
Postar um comentário
Para serem publicados, os comentários devem ser revisados pelo administrador *